Publicado em 29/10/2014 08h30

Chuvas em MT: alento de São Pedro

As chuvas registradas na semana passada trouxeram alento para os agricultores do Mato Grosso, maior produtor de grãos do país.
Por: Gazeta do Povo (AgroGP)

csoja

Após as últimas semanas de seca e altas temperaturas, as recentes precipitações permitiram a retomada, mesmo que de forma tímida, da semeadura de soja de verão da safra 2014/15. O trabalho no estado mato-grossense ainda segue abaixo do programado no início da temporada. De acordo com o boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), apenas 1,7 milhão de hectares, o que representa 20% da área total, recebeu sementes. Nesta mesma época da temporada passada, mais de 4,2 milhões de hectares, metade da área total dedicada à oleaginosa no estado, estavam semeados.

Além do risco de redução da produtividade, o atraso nos trabalhos preocupa em relação ao potencial de área das culturas de segunda safra do Mato Grosso, como o algodão e, principalmente, o milho. Diante do cenário de incertezas, a expectativa é de que os produtores coloquem as máquinas agrícolas nas lavouras de forma a acelerar a semeadura para amenizar eventuais problemas no calendário da safrinha. Ainda de acordo com o Imea, esta semana será o divisor de águas para a consolidação da área e do potencial produtivo da segunda safra mato-grossense.

Estimativa

27,72 milhões de toneladas de soja serão produzidas pelo Mato Grosso na temporada 2014/15, de acordo com estimativa da Expedição Safra. A quantidade é 5,7% maior em relação a safra passada.