Publicado em 08/06/2015 16h30

Desempenho de sistema agroflorestal é apresentado no sudeste do Pará

Modelos de sistemas agroflorestais (SAFs), que aliam o plantio de frutíferas, mandioca e espécies florestais, são testados em área de produtor no sudeste paraense
Por: Embrapa

reflorestamento

Os resultados serão apresentados no próximo dia 19 de junho, no dia de campo do Projeto Biomas – Amazônia, em São Domingos do Araguaia, a produtores e técnicos rurais da região.

Na área de Fazenda Cristalina, o projeto Biomas, realizado pela Embrapa e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), desenvolve 22 iniciativas de pesquisa para identificar formas sustentáveis de produção, considerando o uso da árvore para recuperação de áreas e em sistemas produtivos. No local, a pesquisa está testando modelos de sistemas agroflorestais para futuramente indicar um sistema mais adequado à região. O trabalho iniciou em fevereiro de 2014 e considera as especificidades do clima e solo locais, a disponibilidade de sementes e mudas e o mercado local.

Na preparação da área, a primeira cultura testada foi a mandioca, plantada junto às espécies florestais castanheira e mogno africano. O engenheiro agrônomo, Antônio José de Menezes, analista da Embrapa Amazônia Oriental, explica que após a mandioca, foi plantado o abacaxi na área que ainda está em desenvolvimento no local. "Em 2016, serão plantadas as mudas de bananeira, e em 2017 será o cupuaçu e cacau em consórcio", explica.

O agrônomo já contabilizou os primeiros resultados do sistema: a mandioca teve uma produtividade média de 27 toneladas por hectare. O número é bastante positivo em relação à produtividade média do estado, que é de 16 toneladas por hectares. Antônio Menezes atribui esse resultado aos tratos culturais e ao manejo do solo, detalhes que irá apresentar no dia de campo.

Dia de campo - Os visitantes terão a oportunidade de visitar seis ações de pesquisa na Fazenda Cristalina com diferentes propostas para o uso da árvore nas propriedades rurais, tanto com a finalidade de recuperação de áreas degradadas, quanto para seu uso em sistemas produtivos consorciados.

As vagas para o dia de campo do Projeto Biomas - Amazônia são limitadas a 200 participantes, direcionadas a produtores rurais, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos e florestais, que atuam na extensão e assistência técnica rural e institutos de ensino e pesquisa. 

A inscrição deve ser feita por meio deste formulário até o dia 14 de junho para garantir o recebimento do material no local do evento. O formulário deve ser enviado para o e-mail biomas.am@embrapa.br.

Sobre o Projeto Biomas – O projeto Biomas é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sendo desenvolvido nos seis biomas brasileiros. O objetivo é identificar formas sustentáveis para viabilizar a propriedade rural, considerando a árvore em seus sistemas propostos, nas diferentes regiões brasileiras. O projeto tem o apoio do Sebrae, Senar, Monsanto e John Deere.