Publicado em 08/06/2015 22h21

Mato Grosso do Sul recebe etapa safrinha do Rally da Safra

Última equipe da expedição inicia amanhã em Campo Grande avaliação de lavouras e entrevistas com produtores rurais
Por: Assessoria

O Rally da Safra 2015, principal expedição técnica que avalia a safra brasileira de soja e milho, finaliza atividades nesta semana com a Equipe 9, que percorrerá lavouras de milho 2ª safra em Mato Grosso do Sul e Paraná. Os técnicos deixarão Campo Grande na manhã desta terça-feira e visitarão propriedades em Dourados e Naviraí (MS), onde acontecerá um evento regional gratuito na quarta-feira sobre cenário de soja e milho e condições da safra para produtores rurais (veja endereço abaixo). Na quinta-feira, a Equipe 9 chegará a Toledo, onde fará novo evento, e na sexta-feira, em Campo Mourão, concluindo a etapa em Londrina (PR) no sábado, dia 13.

Diante do cenário de lavouras com excelente desenvolvimento em todas as regiões e de bons volumes de chuva em maio, a Agroconsult, organizadora do levantamento técnico, revisou a estimativa do milho safrinha. A nova projeção, a ser confirmada pelos técnicos em campo, aponta para uma produção de 51,4 milhões de toneladas ante os 50,4 milhões divulgados em março, no evento de apresentação de resultados do Rally da Safra, na FIESP (6% maior em relação a 2013/14).

André Pessôa, coordenador geral do projeto, explica que as lavouras já garantiram a produtividade nesse momento, independente da ocorrência ou não de chuvas. No Sul do Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná, a expectativa dos produtores é de que não ocorram geadas. Os volumes pluviométricos beneficiam o desenvolvimento de todas as lavouras. No Mato Grosso, mesmo as áreas mais tardias, plantadas fora do calendário considerado ideal, apresentam ótimo desenvolvimento e condições superiores em relação à safra passada em todas as regiões.

Soja

A Agroconsult revisou também a projeção para soja, com produção de 96,1 milhões de toneladas ante 95,8 milhões da estimativa de março (+12% sobre 2013/14). A área plantada foi revisada para 31,6 milhões de hectares ante 31,5 milhões da projeção de março (+5% sobre 2013/14).

Levantamento técnico

Na edição deste ano, a região Sul voltou a ser incluída para avaliação da produção de milho. A Equipe 1 percorreu polos de produção de milho verão em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná entre os dias 29 de janeiro e 03 de fevereiro. Na sequência, as Equipes 2 e 3 avaliaram áreas de soja precoce entre os dias 02 e 10 de fevereiro em Goiás, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul. Já as Equipes 4, 5, 6 e 7 visitaram lavouras de soja entre os dias 23 de fevereiro e 18 de março, no Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás. A Equipe 8 fez a primeira etapa de avaliação de milho safrinha entre 24 de maio e 2 de junho em Goiás e Mato Grosso. Os estados visitados representam 97% da área de soja e 73% da área com milho no Brasil, em um total de 85 mil quilômetros percorridos.

 

       

DATA

MUNICÍPIO

UF

OBSERVAÇÃO

08/jun seg

Campo Grande

MS

Concentração da Equipe

09/jun ter

Dourados

MS

Pernoite

10/jun qua

Naviraí

MS

Pernoite / EVENTO

11/jun qui

Toledo

PR

Pernoite / EVENTO

12/jun sex

Campo Mourão

PR

Pernoite

13/jun sáb

Londrina

PR

Final da Etapa / Dispersão 

 

EVENTOS

Palestra sobre cenário de soja e milho e condições da safra - Naviraí (MS)

Data e hora: 10 de junho, 4ª feira, 19h

Endereço: ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí – Av. Iguatemi, 125 – Centro.

Inscrições: http://www.rallydasafra.com.br/eventos

 

Palestra sobre cenário de soja e milho e condições da safra - Toledo (PR)

Data e hora: 11 de junho, 5ª feira, 19h

Endereço: Buffet du Chef – Av. Perigot de Souza, 155, Jardim Porto Alegre.

Inscrições: http://www.rallydasafra.com.br/eventos