Publicado em 09/06/2015 17h21

Mercado de trigo tem baixa liquidez e preço cai neste mês

De acordo com o Cepea, moinhos diminuíram a moagem do cereal e importações reforçam a pressão sobre as cotações internas
Por: Globo Rural

plantacao-trigo

A comercialização de trigo em grão está enfraquecida no mercado brasileiro. Moinhos diminuíram a moagem e acumulam estoques, conforme divulgou, nesta terça-feira (9/6), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Com isso, os indicadores da instituição para o cereal acumulam queda neste mês.

Na referência com base no Rio Grande do Sul, a desvalorização acumulada é de 1,53% nos primeiros dias de junho. Na segunda-feira (8/6), a cotação chegou a R$ 593,44 a tonelada. A referência com base no Paraná, a queda é de 0,67% no período, com a cotação chegando a RS 664,65 a tonelada na segunda-feira.

“Representantes de moinhos indicam que têm reajustado para baixo os valores de venda dos derivados, mas o volume vendidosegue insatisfatório. Além disso, a importação do trigo também tem reduzido a liquidez interna”, informa o Cepea, em nota.

De acordo com os pesquisadores, como a oferta do grão nacional de boa qualidade está escassa, muitos compradores aproveitam para comprar trigo do Paraguai, do Uruguai e da principalmente da Argentina, que ofertam cereal com preço e qualidade mais atrativos. Além disso, a economia desaquecida e a expectativa de boa oferta de trigo nacional na nova safra deixam compradores do grão mais cautelosos.