Publicado em 06/11/2014 14h29

Milho: plantio no Brasil já avançou sobre 50,3% da área prevista para cultivo

Conforme os dados da Consultoria Céleres, o plantio de milho verão no Brasil já avançou sobre 50,3% da área prevista para cultivo em 2014/15, até o dia 31de outubro, em linha com o registrado no mesmo período da safra anterior.
Por: Agrolink

dmilho

Contudo, a estiagem prolongada em diversas regiões está preocupando os produtores, visto que o atraso já observado na semeadura de soja, inclusive a necessidade de replantio em função da seca e do calor excessivo, ainda aumenta o risco climático para o milho inverno, que é cultivado após a colheita da oleaginosa. A ocorrência poderia diminuir a produtividade ou mesmo o plantio de milho inverno. 

O atraso no plantio de soja, ainda pode trazer recuperação, caso as condições climáticas se normalizem nas próximas semanas. Sendo assim, os preços no mercado doméstico já começaram a se elevar, sobretudo na segunda metade do mês. Na cidade Campinas, em São Paulo,  o preço, que estava em R$ 19,60/sc no início do mês, subiu para R$ 25,00/sc no dia 29 de outubro/14, um avanço de 27,6%. 

Já os preços internos do cereal tiveram influência positiva também do mercado internacional, apesar da valorização do milho, o cenário em geral ainda é baixista, tendo em vista a oferta elevada tanto no mercado interno quanto externo, o que limita também a competitividade das exportações brasileiras. Nos próximos meses, quando a tendência é de que os embarques sigam em ritmo mais acelerado , em função também da diminuição das exportações de soja, o mercado deve ser favorecido pela alta do dólar em relação ao Real.