Em nota, a entidade afirma que o pedido foi protocolado na última quarta-feira (23/9), ante a dificuldade para aemissão de documentos que permitem o trânsito de mercadorias, como o Certificado Sanitário Internacional (CSI), o que tem atrapalhado a exportação.
No mandado, a Abrafrigo pede que a Justiça assegure que os fiscais continuem a fornecer o serviço, ainda que em número reduzido, ou libere os frigoríficos da vistoria e da liberação de cargas pela fiscalização sanitária federal, permitindo assim os embarques.
Neste segundo caso, seriam adotados procedimentos simplificados para garantir a continuidade da exportação, de acordo com as especificações do Decreto 7.777/2012.
A Abrafrigo diz, ainda, considerar a greve "inoportuna, impatriótica e absolutamente contrária aos interesses das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e do País". A instituição também apela para que a Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) "reconsidere sua decisão" sobre o movimento trabalhista.