A consultoria mineira Céleres, em seu 4º levantamento para a safra brasileira 2015/2016, elevou sua projeção de área para a soja para 32,8 milhões de hectares, aumento de 1,8% ante projeção anterior e avanço de 3,3% em relação à safra 2014/15. A estimativa de produção foi aumentada para 98,9 milhões de toneladas, 2% superior à do ciclo 2014/15.
A produtividade estimada é de 3,01 toneladas por hectare, 1,3% menor que em 2014/15. Segundo a consultoria, a revisão foi impulsionada pelavalorização do dólar ante o real, que proporciona preços futuros remuneradores para os sojicultores na próxima safra.
Por causa dos expressivos volumes embarcados pelo Brasil este ano e das indicações positivas de line-ups nos portos, a Céleres revisou para cima sua expectativa de embarques em 2015 para 53,5 milhões de toneladas, aumento de 5,5% em relação à última estimativa e 17,1% acima do alcançado no ano passado.
Com o avanço das exportações, os estoques finais em 2015/2016 seriam de 1,08 milhão de toneladas, segundo a consultoria, 38% menores do que estimava no mês passado.
Segundo a análise, mesmo com a pressão das cotações externas poderá haver alguma neutralidade nos preços nacionais, sobretudo no fim do ano que vem. Ainda segundo o relatório, o plantio da nova safra atingia na última sexta-feira, 30, 27% da área projetada, "em linha com o observado no ano passado".
Segundo a Céleres, 93% da safra 2014/2015 haviam sido comercializadas até a última sexta-feira, 30, avanço de apenas um ponto porcentual em relação ao mês passado. Sobre a safra 2015/16, o volume comprometido era de 30%.