Publicado em 11/01/2016 15h15

Colheita da soja começa atrasada em Mato Grosso

Colheita da soja começa atrasada em Mato Grosso
Por: Globo Rural

colheita_de_soja-1407

A colheita da soja começou com grande atraso em Mato Grosso, maior produtor brasileiro de grãos. Boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informa que somente 0,3% da área cultivada no Estado foi colhida até o último final de semana, o equivalente a 27 mil hectares. Na primeira semana de janeiro do ano passado, as colheitadeiras haviam passado por mais de 170 mil hectares, ou 1,9% do terreno total destinado à soja na época.

O atraso ocorre em função da irregularidade das chuvas, que demoraram a chegar ao Centro-oeste do Brasil nesta temporada, que está sob influência do fenômeno El Niño. Muitos agricultores arriscaram plantando no pó. Mas, sem a umidade na fase inicial de desenvolvimento, lavouras tiveram de ser replantadas. Os maiores estragos do clima ocorrem em propriedades das regiões Norte e Nordeste de Mato Grosso.

Depois de atrasarem quase um mês, as chuvas voltaram a cair em todo o Centro-oeste do País a partir da virada do ano. Esta semana deve ser chuvosa em todo Mato Grosso, conforme a meteorologia. Os estragos, porém, são irreversíveis para algumas regiões do Estado, alertam especialistas.

Baixa produtividade

Os primeiros talhões de soja colhidos no Estado tiveram rendimentos abaixo do projetado pelo Imea para a temporada atual. De acordo com o Instituto, a área colhida teve produtividade média de 50,6 sacas por hectare, contra uma previsão de 50,8 sacas por hectare esperadas para o ciclo. As regiões com menores índices são sudeste, e centro-sul de Mato Grosso.

imea