Publicado em 20/01/2016 17h55

Cacau: Barry Callebaut vende 6,4% mais no 1º trimestre fiscal

Expansão de unidades em mercados emergentes e produtos "gourmet" foram as justificativas para o resultado
Por: Estadão Conteúdo

 

A Barry Callebaut, uma das maiores processadoras de cacau do mundo, registrou alta na receita e no volume de vendas no primeiro trimestre do ano fiscal, mesmo com as cotações da amêndoa em patamares elevados. Conforme a empresa, a receita subiu 3,8% e as vendas, 6,4%, para 494,873 mil toneladas, no período encerrado em 30 de novembro do ano passado.

A companhia suíça atribuiu os resultados àexpansão de unidades em mercados emergentes, terceirização de algumas atividades e linhas de produtos gourmet, com maior valor agregado. Ocrescimento das vendas foi maior na Ásia e na região do Pacífico, com uma elevação de 14% no trimestre. Apesar dos dados positivos, o volume de vendas da unidade global da Barry Callebaut - que fornece produtos para produtores de chocolate e derivados de todo o mundo -, recuou 2% no período.

A empresa disse que a queda deveu-se aos preços baixos do cacau processado em comparação com o produto bruto, o que comprometeu as margens. O cacau negociado na Bolsa de Londres atingiu sua cotação máxima em quatro anos e meio durante o trimestre. A empresa também realizou algumas aquisições, incluindo uma unidade de bebidas da empresa holandesa FrieslandCampina Kievet e uma fornecedora de cacau em Gana.