Publicado em 20/01/2016 18h13

Showtec 2016 começa em Maracaju com presenças de produtores rurais e autoridades

Com o tema “Tecnologia é o nosso negócio”, teve início na manhã desta quarta-feira (20) mais uma edição do Showtec, realizado pela Fundação MS e considerado um dos maiores eventos de difusão de tecnologias agropecuárias do País. Em sua 20ª edição, a feira traz aos participantes exposições e novidades destinadas a toda cadeia produtiva, além de palestras técnicas com temas voltados ao cotidiano no campo.
Por: Sato Comunicação

showtec (1)

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, destacou a evolução dos sistemas de produção no mundo, principalmente no que se refere aos sistemas integrados. “Se não fossem os investimentos em ciência e tecnologia, não estaríamos vendo esse caminho da agricultura para novas áreas. Isso é sinal de desenvolvimento”, afirma.

Novaes ressaltou, ainda, a importância do trabalho desenvolvido pela Fundação MS, com a realização de pesquisas aplicadas para diferentes locais de produção. “Trabalhamos em 12 unidades ao longo de Mato Grosso do Sul, com 21.670 parcelas de pesquisas, que mostram ao produtor o ranqueamento de variedades, de produtos, defensivos e dosagens. São estudos que trazem a tecnologia ajustada para aquele ambiente”, observa.

O presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, também participou da abertura e lembrou da característica empreendedora dos produtores rurais e do apoio dado pela comunidade científica em solucionar problemas e implementar novas tecnologias, fazendo com que o Estado seja referência nacional em termos de produtividade e produção. “O Showtec é a consolidação de um trabalho realizado em equipe”, conclui.

A governadora em exercício de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, acrescentou que, durante os 20 anos de realização do Showtec, a feira vem crescendo cada vez mais. “O governo do Estado reconhece a apoia iniciativas como esta, que trazem qualificação e entendimento às pessoas que aqui estão e a todo o nosso Estado”, comenta.

A cerimônia contou com a presença das principais autoridades do município e do Estado, dentre eles, o prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja; presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, chefes gerais da Embrapa, secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel; secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas; presidente do Crea-MS, Dirson Freitag; diretor do Sebrae, Tito Estanqueiro; presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho; presidente da OCB-MS, Celso Ramos; presidente da comissão da cana da CNA, Enio Fernandes; gerente geral da Caixa, Rafael Freitas; além de demais representantes do poder legislativo.

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.