Publicado em 20/01/2016 18h16

Agricultura quer discutir acordo sanitário com União Europeia

Governo brasileiro alega que ainda não recebeu resposta definitiva dos europeus sobre o assunto
Por: Estadão Conteúdo

5792058

O Ministério da Agricultura deve enviar uma missão a Bruxelas, na Bélgica, em março para retomar as negociações sobre o acordo sanitário com a União Europeia. A informação é da secretária de Relações Internacionais da pasta, Tatiana Palermo, que esteve reunida nesta quarta-feira (20/1) com o vice-ministro de Relações Exteriores da Lituânia, Mantvydas Bekeius.

No encontro, ela pediu apoio na negociação. Em nota, o ministério informou que negocia desde maio do ano passado um acordo que facilitará os entendimentos entre o Brasil e o bloco europeu em questões sanitárias e fitossanitárias. O objetivo é simplificar a certificação e o comércio.

"Desde maio só recebemos uma carta por parte da União Europeia dizendo que poderíamos discutir o assunto, mas não obtivemos uma resposta efetiva para a nossa proposta", disse a secretária durante a reunião.

O vice-ministro informou que repassará a preocupação brasileira ao ministro das Relações Exteriores da Lituânia e ao Comissário Europeu para a Saúde e a Segurança de Agricultura, Vytenis Andriokaitis, que também é lituano. O executivo ainda fez um convite para que a ministra Kátia Abreu visite uma feira de alimentos na Lituânia, em março.