Publicado em 28/01/2016 17h11

Agropecuária detém 15 das 92 cadeiras do Conselhão

Colegiado, que volta a se reunir nesta quinta-feira, inclui representantes de trabalhadores rurais, entidades e empresas
Por: Rafael Salomão

Representantes ligados á agropecuária ocuparão pelo menos 15 das 92 cadeiras do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o chamado Conselhão. A lista de nomes foi publicada no Diário Oficial da União. A representação inclui trabalhadores rurais, lideranças de entidades e empresários do campo e de empresas de segmentos como têxtil, carnes e açúcar e etanol (veja lista abaixo).

Com esse número, o setor participa diretamente de 16,3% do colegiado, reativado pelo governo Dilma Rousseff e que realiza sua primeira reunião nesta quinta-feira (28/1). A nova composição do Conselho inclui também representações de setores que tem a agropecuária entre suas áreas de atuação, como máquinas e equipamentos e empreendedorismo.

Criado em 2003, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social reúne variados setores, com o objetivo de discutir soluções para o país com aadministração federal e ampliar a relação do poder público com a sociedade. Nesta nova versão, o grupo foi ampliado de 90 para 92 participantes e retoma as atividades depois de 14 meses sem reuniões. A expectativa é de que a economia do país seja o tema dominante desta primeira reunião.

"A nova composição do Conselho privilegiou a diversidade e a qualificação de seus membros. Participarão pesquisadores, personalidades e um amplo leque de sindicalistas e empresários dos mais diversos ramos da economia. Estamos confiantes de que os debates do Conselho resultarão em ideias q ajudarão o Brasil a voltar a crescer", afirmou o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, por meio de sua conta no Twitter.

Confira a lista de representantes de entidades e empresas do setor agropecuário:

ALBERTO ERCILIO BROCH (CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura); CARMEN HELENA FERREIRA FORO (CUT e CONTAG); MARCOS ROCHINSKI (FETRAF BRASIL – Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar/CUT); ALEXANDRE JOSÉ DA CONCEIÇÃO (MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra); ABILIO DOS SANTOS DINIZ (BR-FOODS); ELIZABETH DE CARVALHAES (IBÁ - Indústria Brasileira de Árvores); ERAÍ MAGGI (GRUPO BOM FUTURO); JOÃO MARTINS DA SILVA JUNIOR (CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil); JOESLEY MENDONÇA BATISTA (J&F INVESTIMENTOS); JOSUÉ GOMES DA SILVA (COTEMINAS); LUÍS ROBERTO POGETTI (COPERSUCAR); MÁRCIO LOPES DE FREITAS (OCB – Organização das Cooperativas do Brasil); ROBERTO RODRIGUES (Centro de Agronegócios da FGV); ROSANGELA PIOVIZANI CORDEIRO (MMC – Movimento de Mulheres Camponesas) RUBENS OMETTO SILVEIRA MELLO (GRUPO OMETTO).