Publicidade
Publicado em 18/02/2016 15h52

Brasil exportou 63% mais carne suína em janeiro

Faturamento em dólares cresceu e, amparado na alta da moeda americana, possibilitou aumento expressivo na receita em reais
Por: Globo Rural

carnesuina

As exportações brasileiras de carne suína somaram 47,1 mil toneladas em janeiro, um crescimento de 63% em comparação com o mesmo mês no ano passado. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (18/2) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e engloba produtos in natura e processados.

O faturamento em dólares cresceu 8,7% e totalizou US$ 79,7 milhões. Beneficiada pela valorização do dólar em relação ao real, a receita em moeda nacional teve uma elevação de 67,2%, para R$ 323 milhões.

De acordo com a Associação, a Rússia se manteve como principal destino das exportações. O crescimento nos embarques em janeiro foi de 55%, com um volume de 16,3 mil toneladas. Mas a participação do país no total das vendas externas do setor foi menor. Chegou a 35%, enquanto a média de 2015 foi de 44,6%.

Mercado que vem aumentando sua representatividade nas compras de carne suína brasileira, Hong Kong recebeu 13,8 mil toneladas em janeiro, um crescimento de 88% em relação a janeiro de 2015. A participação no total do setor foi de 29,7%. No ano passado, a média foi de 22,6%.

No comunicado, a ABPA destaca também a presença da China, consequência da habilitação de plantas exportadoras por parte do governo chinês. O volume embarcado em janeiro foi relativamente pequeno, de 1,6 mil toneladas, mas o suficiente para o país já assumir a sexta posição entre os principais destinos da carne suína produzida no Brasil.

“Em praticamente todos os mercados houve crescimento nas exportações”, destaca, na nota, o vice-presidente do setor de suínos na ABPA, Rui Eduardo Saldanha Vargas.