Publicado em 10/03/2016 18h34

IPA agrícola avança 1,35% e industrial sobe 0,08%, aponta FGV

Matérias-primas brutas tiveram aumento menor que o registrado em fevereiro
Por: Estadão Conteúdo

soja_tangara

A desaceleração dos preços no atacado na primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de março, anunciada na manhã desta quinta-feira (10/3) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), foi puxada pelos bens industriais. A inflação industrial atacadista medida pelo IPA industrial recuou de uma alta de 1,13% na primeira prévia de fevereiro para ligeira alta de 0,08% na leitura divulgada hoje.

A inflação dos produtos agropecuários (IPA Agrícola) também desacelerou no atacado, passando de 2,18% na primeira prévia de fevereiro para 1,35% em março. A FGV informou que o IGP-M subiu 0,43% na primeira prévia de março, ante avanço de 1,23% na primeira prévia do mesmo índice em fevereiro.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 1,20% na primeira prévia deste mês, em comparação com a alta de 1,27% em igual prévia de fevereiro. Os preços dos bens intermediários, por sua vez, tiveram deflação de 0,60% na leitura anunciada hoje, após avançarem 1,26% na primeira prévia do mês passado.

Já os preços das matérias-primas brutas tiveram aumento de 0,82%, ante alta de 1,87% na primeira prévia de fevereiro.