Publicado em 11/03/2016 18h04

Tecnologia no seguro rural: tranquilidade para o produtor e facilidade para a seguradora

Ferramenta surge para simplificar a aquisição do seguro rural, evitando etapas que dificultam o fechamento do negócio e geram altos custos para as seguradoras
Por: Adilson Alves

Quem vive na zona rural conhece bem todos os riscos que envolvem a produção agrícola: tempestades, variações climáticas que podem comprometer toda uma colheita, riscos de mercado com oscilações de preços, dificuldades de comunicação, distância das cidades, altos custos de locomoção e pouca tecnologia para realização de processos digitais. Por esse cenário nem sempre favorável, o produtor brasileiro muitas vezes sofre na hora de adquirir um seguro rural. O recurso, no entanto, é um dos mais importantes instrumentos para o desenvolvimento do setor agrícola do país, por isso, as seguradoras têm apostado em tecnologias para otimizar suas operações e garantir mais agilidade e eficácia no processo de subvenção do seguro rural.

Agora, chega ao mercado o Gateway SISSER, nova tecnologia da WDEV, especializada em soluções tecnológicas para seguradoras. Ele incentiva a demanda pelo seguro agrícola e garante sua expansão e continuidade, propiciando a evolução e o desenvolvimento de novos produtos.

Trata-se de um sistema que automatiza o processo de gestão e envio de propostas, apólices, endosso e sinistro, através da integração com web-services do SISSER (Sistema de Subvenção Econômica ao Prêmio do Seguro Rural). A solução oferece diversos modelos de integração, adequados aos sistemas core das seguradoras.

Ele permite também o cadastro das agendas de subvenção do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para o envio automatizado de todas as propostas registradas e garante que serão transmitidas, conciliando os resultados das ordens referentes a propostas, apólices e endossos transmitidas para o SISSER. Ou seja, oferece tranquilidade à Seguradora e ao produtor, com uma solução que já considera suas dificuldades e particularidades. 

Por que investir no setor agrícola?

Investir no seguro agrícola permite ao produtor rural manter sua renda na ocorrência de um sinistro, o que é fundamental para a saúde financeira do setor. A atividade agrícola é altamente dependente de condições ambientais, e as variáveis climáticas e sua interação com fatores bióticos podem influenciar bastante o resultado final de uma safra.

Assim, ao investir na proteção do produtor rural contra efeitos adversos de eventos ambientais e de mercado, o seguro rural torna-se indispensável como aporte orçamentário para subvencionar as lavouras e garantir estabilidade da renda, geração de emprego e desenvolvimento tecnológico nacional.

“A América Latina oferece grandes oportunidades de expansão do seguro agrícola, e há uma série de investimentos no setor, como tem ocorrido por parte das maiores seguradoras que atuam no país, paralelo aos incentivos financeiros propostos pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), do MAPA. Assim, recomendamos o investimento em seguro rural, por momento favorável e nova tecnologia disponível”, conclui Leonardo Borges, diretor de novos negócios, da WDEV. 

imagem-sisser-assessoria