Os cursos oferecidos atenderão a demandas de duas tecnologias previstas na prevenção de emissão de gases estufa, que são ILPF - Integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Recuperação de Pastagens Degradadas.
Criado por intermédio de uma parceria conjunta do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Banco Mundial, a iniciativa tem objetivo de contribuir com a redução do aquecimento global. Como parte das ações, serão promovidos treinamentos em quatro linhas tecnológicas: Sistema de Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas e ILPF - integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas.
Segundo a coordenadora do programa, no Senar/MS, Vanusa Borges, após a finalização das capacitações serão sorteados 300 produtores que receberão assistência técnica no período de 18 meses. “A meta do ABC Cerrado é atender 600 produtores em Mato Grosso do Sul, um dos oito estados a receber o programa na primeira etapa. Por isso, faremos mobilização em várias regiões com objetivo de propagar a importância dessa iniciativa”, argumenta.
Vanusa acrescenta que os interessados em participar do programa podem realizar a inscrição no site do Senar/MS ou entrar em contato direto com a regional. “Ampliamos o prazo para atender o maior número de regiões possível. Além disso, faremos visitas de mobilização nas seguintes localidades: Coxim, Miranda, Maracaju, Jardim, Bonito, Rio Verde do Mato Grosso, Rio Negro, Camapuã, Aquidauana e Anastácio”, complementa.
Publicação divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em junho de 2015 revelou que o Brasil reduziu em 52,3% a emissão de dióxido de carbono (um dos principais gases do efeito estufa). A redução ocorreu entre os anos de 2005 e 2010 e as principais ações foram o aumento do uso de fontes de energia renováveis, diminuição do desmatamento e das queimadas.
Informações adicionais - O Senar/MS é o responsável pela formação profissional dos produtores rurais, capacitação de instrutores e técnicos de campo e pela assistência técnica oferecida posteriormente nas propriedades rurais. Os interessados deverão se inscrever pela internet:http://ow.ly/YBTyh pelo email abccerradoms@senarms.org.br ou no telefone (67)3320-6909.