Publicado em 17/06/2016 10h36

Bateria ABS recebe novos touros do Rancho da Matinha

Quatro reprodutores da safra 2014 passam a integrar a pasta Corte Zebu, como opções para quem procura genéticas eficientes
Por: Faeza Rezende

Este mês, a equipe da ABS Pecplan esteve no Rancho da Matinha para revisão de progênies de touros que compõem a bateria Corte Zebu e também para avaliação dos novos animais da seleção. Ao analisar os animais da safra 2014, o time da ABS selecionou e contratou quatro reprodutores para a pasta nelore.

“Os quatro garrotes representam muito bem nosso trabalho de seleção, principalmente, quanto às características econômicas. Sem dúvida, serão boas opções para quem quiser usar a genética Matinha”, comenta Luciano Borges, proprietário do Rancho da Matinha, que desde 2012, seleciona animais de forma pioneira com índice próprio para eficiência alimentar.

Dos quatro animais selecionados, dois são filhos de Mandariam, um de Backup e outro de 9707. Todos foram líderes para eficiência alimentar e tiveram desempenho superior nas demais características avaliadas. “A Seleção Matinha tem um trabalho fantástico de mensuração e coleta de dados no nelore PO. Então, temos a certeza da qualidade desses animais que vamos disponibilizar ao mercado, principalmente, quanto a características econômicas tão procuradas pela pecuária moderna”, ressalta Gustavo Morales, gerente de Produto Corte Zebu  da ABS Pecplan,

Entre as novas contratações, chama atenção o touro Velero pela qualidade de carcaça e crescimento.  “Um animal muito diferenciado. Até agora, não tínhamos colhido um garrote com um desempenho tão bom para todas as características ao mesmo tempo”, comenta Luciano Borges.

Os touros contratados já estão no quarentenário da Central da ABS Pecplan em Uberaba (MG). Assim que passar o tempo exigido pelas regras internas de biossegurança e realizados testes necessários, os animais começarão a produzir. A expectativa é disponibilizar o material genético para utilização na próxima estação de monta. Em breve, as informações completas estarão disponíveis no portal da ABS (www.abspecplan.com.br ).