Publicado em 20/06/2016 17h38

Previsão do tempo: mais chuvas no Paraná pioram condições das lavouras

Após as geadas da semana passada, os aguaceiros proporcionam ambiente ideal para proliferação de pragas e maturação precoce de grãos
Por: Globo Rural

A frente fria que avança pelo Paraná reforça um "corredor" de umidade sobre o Estado, o que deve piorar a situação das lavouras. Segundo a Somar Meteorologia, a previsão do tempo para esta segunda-feira (20/6) é de mais chuvas. 

Segundo o meteorologista Marco Antonio, há previsão de aguaceiro também para o sul de São Paulo, norte de Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul e do Paraguai. "Também não estão descartadas eventuais pancadas de chuvas sobre a região nordeste do Mato Grosso", aponta o especialista.

Essas chuvas, em especial sobre o Paraná e Mato Grosso do Sul, agravam as condições das lavouras demilho e feijão, que já se encontram em condições ruins após as geadas que aconteceram uma semana atrás, e devem manter os trabalhos de colheita paralisados. "A tendência é que essas chuvaspersistam ao longo de toda a semana", diz Marco Antonio. O trigo também está sendo afetado por esse excesso de dias chuvosos, quando aumenta os focos de doenças.

Para quarta e quinta-feira há previsões de que haja chuvas em grande parte do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais, onde irão paralisar também acolheita do café e da cana. Entretanto, Marco Antonio aponta que não deve haver prejuízos porque serão de curta duração, não deverão trazer prejuízos aos produtores. 

Nas demais regiões do Brasil, o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas ao longo dessa semana, com exceção apenas para as regiões litorâneas das regiões Norte e Nordeste.
               
As chuvas no Rio Grande do Sul, onde os solos já apresentam níveis baixos de umidade, afetando oplantio do trigo, só deverão ocorrer nesse próximo final de semana. Até lá o tempo seguirá firme e frio.