Publicado em 01/07/2016 16h14

Baixa umidade do solo afeta plantio do trigo no RS

Produtores da metade norte decidem não esperar pelas chuvas e estão semeando mesmo sem as condições ideais
Por: Venilson Ferreira

O plantio do trigo no Rio Grande do Sul avançou 20 pontos percentuais nesta semana e atingiu 45% da estimada em 766,8 mil hectares. Os dados são da Emater/RS-Ascar, órgão de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho.

Segundo os técnicos, a pouca chuva ocorrida nas principais regiões produtoras da metade Norte do Estado tem impedido um avanço mais acelerado do plantio.

“Mesmo assim, de olho no fim do período recomendado, produtores têm preferido jogar as sementes ao solo com a umidade desfavorável e esperar pelas chuvas”, dizem eles.

Os técnicos observam que a estratégia tem se mostrado pouco eficaz, “pois tem provocado umagerminação desuniforme, causando falhas no stand de algumas lavouras, fato este que poderá resultar na diminuição da produtividade caso as precipitações não retornem a níveis aceitáveis”.

A baixa umidade do solo também tem impedido a aplicação de adubação em cobertura nas lavouras implantadas por primeiro. Eles ressaltam que “se, por um lado, essa situação impede, momentaneamente, o bom desenvolvimento das plantas, por outro a pouca umidade e as baixas temperaturas impedem a proliferação de doenças fúngicas e insetos, retardando a aplicação de defensivos”.

O levantamento da Emater/RS mostra que em regiões importantes na produção de trigo, comoSanta Rosa e Ijuí, o plantio está na reta final, ultrapassando os 90%. Na safra de 2015, em nível estadual, o percentual de área semeada alcançava 68%, também prejudicada por condições desfavoráveis à época, pelo excesso de umidade. Em relação ao mercado o preço médio semanal da saca de 60 kg de trigo ficou em R$ 40,23 pagos ao produtor.