Publicado em 01/07/2016 16h16

Preço do leite longa vida sobre 24% no mês de junho

Segundo o Cepea, descontando a inflação, o preço é recorde e foi impulsionado pela queda no volume de matéria-prima
Por: Globo Rural

O preço do leite longa vida atingiu valor recorde em junho, de acordo com o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A média nacional foi de R$ 3,6476 o litro em termos reais (descontando a inflação pelo IPCA de maio de 2016).
O valor é 24,1% maior que o registrado em maio deste ano, tendo como base o mercado atacadista de São Paulo. No acumulado dos seis primeiros meses deste ano, o preço do leite longa vida tem alta de 58,5%, informou o Cepea, nesta sexta-feira (1/7), em relatório.

De acordo com os pesquisadores, os preços dos lácteos foram pressionados pela baixa oferta da matéria-prima no campo. O período é de entressafra. Além disso, os custos de produção mais altos desestimulam pecuaristas, refletindo no nível decaptação de leite. Em maio, a queda foi de 1,63% nos estados que compõem a chamada média Brasil do Cepea.

A situação elevou os preços da matéria-prima nos estados que servem de referência para a formação da média nacional, medida pelo Cepea. O preço médio do leite pago ao produtor foi de R$ 1,2165 o litro, alta de 5,14% em relação a maio e de 18% em relação a junho de 2015.