Publicado em 20/11/2014 10h32

Acerola BRS 366 – mais produtividade e mais vitamina C

O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador de acerola no mundo e o Nordeste brasileiro é uma das principais áreas de produção do fruto no país.
Por: Embrapa

acerola

A aceroleira cresce e se desenvolve bem em temperaturas médias em torno de 26º C e com chuvas que variam entre 1.200 e 1.600 mm anuais. Os solos para cultivo podem ser arenosos ou argilosos.

A acerola BRS 366 Jaburu, uma cultivar mais produtiva e com mais vitamina C, é a nova cultivar lançada pela Embrapa Agroindústria Tropical em parceria com uma empresa produtora de complementos alimentares. Em condições irrigadas, esta acerola tem se caracterizado pela precocidade de produção, com baixa incidência de pragas e doenças, e ciclos produtivos contínuos durante todo o ano. Por essas peculiaridades, o fruto adapta-se bem à pequena produção familiar, proporcionando uma boa distribuição da renda.

A demanda crescente por produtos naturais e a possibilidade de se ter uma planta com elevado nível de produtividade e mais resistente à estiagem são mais duas importantes vantagens que a BRS 366 possui em relação às demais variedades. Por seu desempenho geral, o clone vem se destacando como a principal cultivar plantada pela cadeia produtiva local para exportação de vitamina C. A produção de acerola rendeu à multinacional que exporta o fruto R$ 42 milhões em 2011. Cerca de 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos são gerados a partir dessa cadeia que engloba a empresa e 130 agricultores familiares do Piauí, Ceará e Bahia que fornecem o fruto in natura para o processamento agroindustrial.

O Dia de Campo na TV Acerola BRS 366 – mais produtividade e mais vitamina C foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.