Publicado em 02/09/2016 17h16

Educação rural contribui na formação de jovens aprendizes do Senar/MS

As parcerias de empresas privadas do setor agropecuário em Mato Grosso do Sul representam importante papel na formação da primeira turma do programa Seja – Senar Jovem Aprendiz, iniciada em setembro do ano passado, no município de Dourados. A afirmação feita pelo instrutor do Senar/MS, Eliel Campos Boia, diz respeito a doação de motores utilizados em aula prática do curso de Mecânico de Tratores Agrícolas, no mês de agosto, no Sindicato Rural de Dourados.
Por: Famasul - Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul

tratto

Os equipamentos foram cedidos pela Ciarama Máquinas, com sede em Ponta Porã, que possibilitaram ao grupo de nove jovens aprendizes o contato prático de manutenção e conserto de peças utilizadas em usinas do setor sucroenergético. “Procuramos a empresa com intuito de viabilizar uma aula prática e fomos prontamente recebidos. A empresa também emprestou um motor novo, o que tornou o momento produtivo, pois, a turma comparou o equipamento avariado com outro em perfeitas condições”, explica Boia.

A formação oferecida pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural tem objetivo de atender o mercado de trabalho nas empresas e agroindústrias de Mato Grosso do Sul que demandam mão de obra qualificada, aliado ao programa focado na formação de estudantes do ensino médio da rede pública, com idade entre 14 e 24 anos. A duração da formação é de, no mínimo, um ano, dividida em três módulos de aprendizagem, no qual os participantes são capacitados para atuar em oficinas de médio e grande porte, elaborando planos de manutenção preventiva, corretiva e de monitoramento.

De acordo com a diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido de Souza, a cooperação da empresa demonstra o interesse do setor em contribuir para formação dos futuros profissionais que iniciarão a vida profissional com bagagem teórica e prática das atividades. “A primeira turma do programa Jovem Aprendiz começou a capacitação com apoio fundamental tanto da usina Bunge Monte Verde que disponibilizou as vagas para os aprendizes e a Ciarama por colaborar com o material necessário ao aprendizado”, pontua.

Avaliação do mercado – A diretora da Ciarama, Rosineide Alves de Campos, avalia que as transformações tecnológicas do setor rural nos últimos anos impulsionam o mercado a investir e apoiar iniciativas de instituições como o Senar/MS, que leva o conhecimento focado com as necessidades de cada região. “O setor empresarial precisa acompanhar as informações que chegam ao campo e estimular a capacitação profissional dos funcionários. Entendemos que o melhor método de aprendizado é aliar a teoria com a prática, a exemplo do que acontece nos países do continente europeu e, por isso, continuaremos a apoiar iniciativas como programa Jovem Aprendiz Rural”, observa.

O gerente de serviços da empresa, Clair Antônio Vergitz, defende que a capacitação continuada dos trabalhadores impacta diretamente na satisfação dos clientes do setor, que variam de produtores a agroindústrias. “Profissionais qualificados trabalham de forma assertiva, minimizando falhas e otimizando os resultados. Ficamos gratificados em contribuir com a formação dos aprendizes que podem ser absorvidos como futuros mecânicos”, observa.

A jovem aprendiz, Natiele Correa Alves, 17 anos, participou da capacitação com os motores e afirma que não é tão difícil quando se compreende os fundamentos teóricos e práticos do curso. “Temos o desafio de ser a primeira turma do programa e estamos caminhando bem, além de aprender muito. As pessoas têm uma ideia que trabalhar com mecânica é difícil, mas eu não achei, é questão de estar atento aos detalhes do funcionamento”, reforça a aluna, que cursa o 3º ano do ensino médio e viaja todos os dias de Dourados para Ponta Porã, onde está localizada a usina parceira do programa educacional do Senar/MS.

Informações adicionais – Os requisitos para participar do programa Jovem Aprendiz Rural é ter no mínimo 14 anos completos na data de início do curso e ensino fundamental incompleto. A primeira qualificação iniciada foi a de Mecânico em Manutenção de Tratores, que possui um total de 960 horas/aula, divididas em 480 horas de conhecimentos básicos e específicos e mais 480 horas de aulas práticas, divididas em quatro horas diárias, de segunda a quinta-feira.

Cabe ressaltar que o treinamento prático ocorre a partir dos conhecimentos adquiridos em cada um dos três módulos que compõem o programa, nas instalações das empresas participantes. A dinâmica da prática profissional é feita por rodizio de tarefas e funções entre os aprendizes, a fim de garantir o desenvolvimento das competências ao longo do curso.

Serviço - As empresas interessadas em aderir ao programa podem entrar em contato com o sindicato rural do seu município ou na Regional do Senar/MS, no telefone (67) 3320-6918.