Publicado em 06/09/2016 18h50

Mais de trinta anos de seleção nelore disponível em um só dia

A Fazenda Bodoquena, administrada pelo grupo Votorantim, abre suas porteiras e disponibiliza ao mercado reprodutores Nelore PO de alto valor genético.
Por: Lais Arakaki

image5

O início

A Fazenda Bodoquena carrega uma grandiosa história dentro da bovinocultura brasileira desde a década de 80, quando o grupo Votorantim comprou a propriedade com aproximadamente 254 mil hectares.

O plantel 100% Nelore PO já começou poderoso – na época assessorada pelo renomado Drº Fausto Pereira Lima, especialista em seleção e melhoramento de bovinos – com animais renomados de grandes criatórios como Moreira Salles, Fazenda Morro Vermelho e do Grupo Manah. Justamente por isso os acasalamentos tinham um forte direcionamento, usufruindo de linhagens IZ, conhecido pelos animais de alta musculatura e Lemgruber, conhecido pelos animais dóceis, com bom ganho de peso, formação e terminação de carcaça.

Animais avaliados

Em 1996 a Fazenda Bodoquena deu mais um importante passo para a evolução de seu plantel: foi a primeira empresa privada a fazer parte do programa de melhoramento genético da Embrapa Gado de Corte, o Geneplus (http://geneplus.cnpgc.embrapa.br). A partir daí, todo o rebanho começou a ser avaliado geneticamente seguindo a linha de trabalho do programa, que estuda as fases de acasalamento, nascimento, maternal, desmama e sobreano, comprovando com números seu real desempenho de produção, dando suporte na seleção de animais superiores que são disponibilizados anualmente pela fazenda.

Fórmula simples e lucrativa

Hoje, o plantel da Fazenda Bodoquena é composto por 40 mil animais, com desfrute aproximado de 8 mil cabeças, contanto com as aquisições além das porteiras.

Nos acasalamentos uma fórmula simples: fêmeas de ótima habilidade materna com touros raçadores e melhoradores, somados ao objetivo de entregar para o mercado apenas excelentes animais de produção.

A oportunidade

Um dos fatores importantes para o sucesso de qualquer criatório é trabalhar focando na pecuária de ciclo curto, onde as taxas de fertilidade, crescimento e acabamento de carcaça apresentam resultados surpreendentes em menos tempo. Porém, todo esse desempenho depende da qualidade dos touros que serão utilizados nesta linha de produção. Touros que apresentam índices melhoradores são fundamentais para o aumento da lucratividade de qualquer plantel.

A Fazenda Bodoquena, desde sempre preocupada com a qualidade da cadeia produtiva de proteína vermelha no Brasil, selecionou seus melhores touros para ofertar no 6º Leilão Reprodutores Fazenda Bodoquena, que acontecerá no dia 11 de Setembro, a partir do meio-dia, no Terra Nova Eventos, em Campo Grande (MS). Para quem não puder comparecer pessoalmente ao local, todo o leilão será transmitido ao vivo pelo AgroCanal (www.sba1.com/tv-ao-vivo). Para mais informações entre em contato pelo fone: (67) 3384-9077.

image7ok