Publicado em 20/11/2014 16h59

'Desmate não é culpado', diz ministra

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, negou na quarta (19/11), que o desmatamento na Floresta Amazônica possa ser o responsável pelo aumento de emissões de carbono do País em 2013.
Por: Folha Web

desmatamento

Questionada sobre se esse avanço estava relacionado ao aumento do desmatamento, a ministra respondeu: "Não. Ao contrário, porque nós temos as menores taxas de desmatamento nos últimos quatro anos". A declaração foi dada após uma reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), no qual ela fez um balanço de seus quatro anos no ministério.

Segundo Izabella, é necessário ter "serenidade" sobre os números que apontam o aumento da derrubada da mata. "Estamos trabalhando com a fiscalização em campo, medidas de controle, entendendo e cobrando dos Estados, porque tem a ver com manejo florestal, com um ano seco com muita degradação", argumentou.

Durante a apresentação do balanço de sua pasta, ao falar sobre desmatamento, Teixeira afirmou que os dados da ONG Imazon, que indicam aumento do desmatamento, historicamente não "dialogam" com os resultados do sistema oficial de monitoramento. Ela afirmou que o sistema da ONG, entre 2008 e 2013, sempre "errou" (segundo os termos de sua apresentação) em relação ao desmatamento real anual. Esse erro, afirmou a ministra, variou de 55% (2009) a 228% (2013).

Folhapress