Publicidade
Publicado em 16/09/2016 17h38

Monções ajudam e Índia pode ter recorde na produção de grãos nesta safra

Até a semana passada, o atual ciclo contava com uma área plantada 4% maior, com 105,4 milhões de hectares
Por: Estadão Conteúdo

A produção de grãos para alimentação humana na Índia deve alcançar um volume recorde no atual ano-safra em razão das chuvas de monções em melhor volume, afirmou nesta sexta-feira (16/9), o ministro da Agricultura do país, Radha Mohan Singh. "Recebemos boas e bem distribuídas chuvas. Tenho certeza de que teremos um recorde de produção neste ano", disse o ministro em teleconferência.
A maior produção já alcançada pela Índia foi na temporada encerrada em junho de 2014, com 265,04 milhões de toneladas. Nos dois anos seguintes, as safras caíram para 252 milhões de toneladas por causa das precipitações abaixo do esperado, explicou Singh.

Até a semana passada, o atual ciclo contava com uma área plantada 4% maior, com 105,4 milhões de hectares. Os dados do ministério da Agricultura incluem culturas como arroz, lentilha e demais cereais para consumo humano. O país asiático recebe 75% de suas chuvas anuais durante a temporada de monções, entre junho e setembro.

Neste ano, a umidade ficou 5% abaixo da média histórica, mas em um nível melhor do que o observado no ano passado, quando a Índia recebeu 14% menos chuvas.