Expositores da Fruit Attraction doarão produtos excedentes para banco de alimentos de Madri
Publicado em 05/10/2016 18h06

Expositores da Fruit Attraction doarão produtos excedentes para banco de alimentos de Madri

Acordo solidário com a organização do evento prevê que todos os produtos expostos e armazenados serão enviados para alimentar pessoas carentes
Por: Viviane Taguchi, de Madri (Espenha)*

95f1f5fe-a18d-4bb8-a73b-c6314b262ee4
Segundo a ministra da agricultura, alimentação e meio ambiente da Espanha, o país exportou, entre junho de 2015 e junho de 2016, 12,6 milhões de euros em frutas e hortaliças. Foto: Viviane Taguchi

Um acordo entre as empresas expositoras e a organização da 8ª Fruit Attraction, feira de frutas e vegetais que acontece em Madri, Espanha, até a próxima sexta-feira (7/10) prevê a doação de todos os alimentos excedentes ao banco de alimentos de Madri. A expectativa é que mais de 30 mil quilos de frutas, vegetais e hortaliças sejam doados.

Segundo a organização, o acordo ocorre desde a primeira edição da feira e, para evitar o desperdício, voluntários do banco de alimentos de Madri, instituição que atua no recebimento de produtos e distribuição para entidades de assistência social espalhadas pela cidade, participam da feira conscientizando os expositores.

Nesta quarta-feira (5/10), a ministra da agricultura, alimentação e meio ambiente da Espanha, Isabel García Tejerina, abriu oficialmente a feira. Ela visitou o pavilhão onde se concentram as empresas espanholas, mas destacou a importância da internacionalização da cadeia para alavancar os negócios. “Esta feira é considerada uma referência no setor para a Europa e facilita a interação entre os produtores e as empresas, nacionais e internacionais”, diz a ministra, que destacou a criação de um setor chamado Fruit Fusion neste ano.

O Fruit Fusion trará para a feira renomados chefs de cozinha que utilizarão frutas, hortaliças e vegetais para elaborar pratos aos visitantes. Esta ação, segundo Tejerina, foi planejada em conjunto com a secretaria de hotelaria e restaurantes de Madri.

De acordo com a ministra, a Espanha exportou, entre junho de 2015 e junho de 2016, 12,6 milhões de euros em frutas e hortaliças, um crescimento de 5,6% a mais que no período anterior. “Fomos o primeiro país autorizado a exportar pêssegos e ameixas para a China e ainda tivemos importações significativas de cebola pela Argentina”, diz. Segundo ela, a Espanha está priorizando negócios com mercados importantes, entre eles o Brasil, Chile, Índia, Japão, Vietnã e China.

*A repórter viajou a convite da organização da Ifema/Fepex

Publicidade