Publicado em 10/10/2016 18h31

Congresso CBNA dará panorama global sobre micotoxinas em aves e suínos

Preocupação geral por conta dessas substâncias torna o debate para garantir dietas livres ainda mais relevante, conforme palestrantes do evento, de 8 a 10 de novembro.
Por: Alessandro Mancio de Camargo

As micotoxinas causam problemas em todo o mundo. Para a especialista em biotecnologia e microbiologia aplicada Verena Starkl praticamente nenhum país pode dizer que está livre da presença desses “assassinos silenciosos” na alimentação de seus rebanhos. Um panorama mundial dos problemas causados por essas substâncias será apresentado por Starkl durante a abertura do Congresso sobre Nutrição de Aves e Suínos - Micotoxinas, que integra a 30ª reunião anual do CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal), de 8 a 10 de novembro no Hotel Nacional INN (Campinas/SP).

Mas se o cenário global demonstra que o problema é uma preocupação generalizada para avicultura e suinocultura, em contrapartida a área de pesquisa e análise de micotoxinas têm progredido muito nos últimos anos, segundo outras comunicações recentes feitas por Starkl, que atualmente atua como gerente de produtos da Biomin (Áustria). Segundo ela, mais de 1.000 micotoxinas já foram identificados até agora. A especialista tratará também do impacto dessas substâncias na qualidade intestinal de aves e suínos numa segunda apresentação programada para o Congresso do CBNA.

No campo, porém insumos como milho podem estar altamente contaminados por várias micotoxinas diferentes. Tendo em vista que, até o momento, apenas algumas dessas substâncias têm sido amplamente estudadas e, além disso, combinações de diferentes micotoxinas podem levar a efeitos imprevisíveis, o debate sobre como garantir dietas livres para os animais torna-se muito relevante. O Congresso CBNA proporcionará uma ótima oportunidade para discutir isso. Afinal, concentrará num mesmo evento cerca de 20 apresentações, levando em conta além da programação científica o espaço promocional com marcas como Lamic/UFSM e Alltech.

Um segundo lote de ingressos que proporciona desconto especial está à disposição do público interessado, com data limite até 15/10/16. As formas de pagamento podem ser por boleto, cartão de crédito ou débito pelos sistemas PagSeguro ou PayPal — veja mais sobre isso em http://goo.gl/Jz5JnW. Até agora o evento já conta com o patrocínio das marcas AB Vista, Adisseo, Alltech, Basf, Evonik, Fatec-Trouw Nutrition, Grasp, UFSM-Lamic/Pegasus Science e a colaboração da Envirologix Brasil, ICC, Phileo-Lesaffre Animal Care, Vitafort e YES.  

SERVIÇO

Anote em sua agenda:

• Congresso sobre Nutrição de Aves e Suínos - Micotoxinas // 30ª Reunião Anual do CBNA

• Data: 08 a 10 de Novembro de 2016

• Local: Hotel Nacional INN, Av. Benedito de Campos, 35 - Jd. do Trevo (Campinas/SP)

• Realização: CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal)

http://www.cbna.com.br