Combustíveis fósseis mais baratos desafiam os renováveis, diz presidente da Unica
Publicado em 18/10/2016 22h52

Combustíveis fósseis mais baratos desafiam os renováveis, diz presidente da Unica

Apesar de ver positivamente a redução de preços da gasolina e do diesel, Elizabeth Farina afirma que o setor do etanol precisa de estratégias para manter a competitivade.
Por: Teresa Raquel Bastos


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Para a Unica, a divulgação dos benefícios do etanol pode ajudar o consumidor na hora da compra. Foto: Thinkstock

A Unica vê com bons olhos a redução do preço do diesel e da gasolina proposta pela Petrobras na última sexta-feira (14/10). Entretanto, a entidade reconhece que a competitividade do etanol hidratado será prejudicada. "Tiramos, acho que definitivamente, a interferência política da formação de preços dos combustíveis que prejudicou muito tanto a Petrobras quanto o setor de etanol. Porém, o petróleo [sendo vendido] a US$ 40 e US$ 50 é um desafio para todos os combustíveis renováveis", disse a presidente da entidade, Elizabeth Farina, durante a premiaçãoMelhores do Agronegócio 2016, realizada pela Revista Globo Rural nesta segunda-feira (17/10), no Buffet Torres, em São Paulo (SP).

A executiva acredita que, da mesma maneira que a formação dos preços faz parte do mercado, do ponto de vista do etanol é importante que sejam reconhecidas as externalidades positivas docombustível verde. "Quando o consumidor vai na bomba e abastece com gasolina, ele está remunerando a exploração do combustível fóssil, mas não considera todo o custo social de emissão de gases do efeito estufa, poluição, entre outros, que aumentam a conta do SUS. De alguma maneira, temos que introduzir isso no nosso sistema de preços".

As soluções apontadas pela executiva são, entre outras coisas, a diferenciação tributária entre combustíveis fósseis e renováveis e a taxação sobre o carbono. "O etanol gera um benefício social maior que o benefício privado, os investimentos não vêm com o tamanho que deveriam vir nessa comparação de custo e benefício", critica.

A divulgação dos benefícios do etanol para ajudar na decisão de compra do consumidor também precisa ser intensificada. "Divulgar é importante, pois é a população que toma a decisão no fim. Mas essa decisão acaba sendo feita pelo preço da bomba, por isso é importante que existam esses mecanismos de precificação dessas externalidades [para equiparar preços]. O importante é o consumidor saber que ele leva o etanol e mais alguma coisa", finaliza Farina.

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