Publicado em 26/10/2016 16h20

OIC diz que EUA vai liderar aumento da demanda por café

Em relatório com expectativas para 2020, entidade diz que expansão econômica mais fraca vai afetar diversos mercados consumidores
Por: Estadão Conteúdo

A demanda por café nos EUA deve crescer mais do que no resto do mundo até 2020, já que a fraca expansão econômica em outros grandes mercados vai afetar o consumo, segundo a Organização Internacional do Café (OIC). O consumo de café deve aumentar 2% ao ano até 2020 nos EUA, o maior mercado mundial para a bebida, disse em entrevista Vicente Partida, um porta-voz da OIC. Já a demanda global deve crescer 1,3% ao ano, prevê a organização."Estamos vendo um crescimento surpreendente nos EUA", disse Partida.

De acordo com a OIC, o país foi responsável por 16% do consumo mundial de café em 2015/2016. O forte ritmo de crescimento reflete a alta do dólar e a força relativa da economia norte-americana, disse Ric Rhinehart, presidente da Associação de Cafés Especiais da América. Além disso, o café também tem sido promovido como uma bebida saudável, ao contrário das bebidas com açúcar, disse.

A demanda mundial deve se desacelerar por causa do fraco crescimento econômico na Europa e no Brasil, que juntos representam cerca de metade do consumo global, de acordo com a OIC. A previsão anterior era de que a demanda global aumentasse 2,5% ao ano.Segundo a OIC, o consumo mundial vai alcançar 160 milhões de sacas de 60 quilos até 2020. Em 2015/2016, a produção global foi de aproximadamente 148 milhões de sacas, ante 146,6 milhões na temporada anterior.