Empresa do interior paulista fabrica solução de baixo custo e sustentável de captação de água para agricultores que sofrem com a crise hídrica
Publicado em 10/11/2016 15h34

Empresa do interior paulista fabrica solução de baixo custo e sustentável de captação de água para agricultores que sofrem com a crise hídrica

Para os agropecuaristas que vêm sentindo os efeitos da crise hídrica, nos últimos meses, a Indústria de Motores Anauger oferece uma solução viável para todo o País, desenvolvida por eles no Brasil de forma pioneira: o sistema anauger solar.
Por: Thais D'Avila

bombas 3

Trata-se de uma bomba submersa vibratória, capaz de retirar água do lençol freático, para inúmeros fins, movida unicamente pela energia do sol. “O produto foi lançado de forma pioneira em 2011 e nunca se fez tão indispensável como agora, pois trabalha em potência máxima nos dias de clima quente e sol intenso, fazendo com que os agropecuaristas que usam o sistema possam obter até 8,6 mil litros de água por dia, que podem ser armazenados e utilizados para os fins necessários”, conta Salvador Pugliese, Diretor de Operações da Anauger.

 A tecnologia funciona através de módulos solares fotovoltaicos, que transformam a energia solar em energia elétrica para acionar a bomba, que retira água de lençois freáticos e levam às caixas d´água, reservatórios e cisternas. “O sistema é interessante  e totalmente adequado para agricultores e pecuaristas que encontram nele uma solução para obtenção de água em suas propriedades, de forma simples, econômica e sustentável”, ressalta Pugliese.

 Com 49 anos de anos de história, marcados por pioneirismo e muito trabalho, a Indústria de Motores Anauger atua no mercado de captação e transferência  de água, com diversas linhas de produtos, que atendem várias  dimensões e necessidades. A trajetória teve início em São Bernardo do Campo e culminou com a mudança da sede da empresa para um extenso parque fabril em Itupeva, a 72 quilômetros de São Paulo.  A empresa atingiu, em 2012, a marca de meio milhão de bombas comercializadas e seus produtos são distribuídos para mais de 20 Países.