Publicado em 14/11/2016 00h15

Com olhar no futuro, especialista mostra como empresários devem conduzir o ‘barco’ na recessão

Especialistas afirmam que a atual recessão é a mais profunda desde o início do século XX, mas parafraseando o poeta Fernando Pessoa: ‘Navegar é preciso’. “Mesmo em condições externas adversas, em ambiente de turbulências e incertezas, quero propor aos empresários como conduzir o barco”. A reflexão é do ex-ministro ministro do Trabalho e do Planejamento e Orçamento, Paulo de Tarso.
Por: Famasul - Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul

msagro

O assunto será um dos pontos abordados no MS Agro 2016, evento realizado no dia 24 de novembro deste ano, a partir das 07h30, na sede do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS. 

O evento é realizado pelo Sistema Famasul e pela Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja de MS, com o patrocínio do Sistema OCB/MS; da Granos Corretora, do Banco do Brasil, do Senar/MS, do Fundems e do Governo de MS, por intermédio da Sepaf - Secretário Produção e Agricultura Familiar. 

Para Tarso, situações como queda nos preços de commodities, riscos geopolíticos e, recentemente, as eleições dos Estados Unidos trazem dúvidas. “Quando a economia voltará a crescer? Alcançaremos os níveis de 2004 a 2012? Ou será um crescimento mais lento? A incerteza é situação onde a avaliação do futuro é feita em um espaço de probabilidades; isto é, não há total segurança quanto ao cenário”, explica.

Mesmo diante de tantas interrogações o palestrante fará uma análise das condições para retomada do crescimento usando uma ferramenta administrativa. “Vou seguir um modelo simplificado de matriz SWOT para a economia brasileira, avaliando suas forças e fraquezas; oportunidades e ameaças. Pretendo ter um olhar mais para o futuro”, esclarece. Matriz SWOT  é uma das ferramentas que possibilita a análise da empresa e siginifica, em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). 

Paulo de Tarso, que é presidente de honra do Conselho de Relações do Trabalho da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais e professor associado da Fundação Dom Cabral, fará a primeira palestra do evento com o tema: 'Navegar em tempos de tormentas e incertezas é preciso'. Outro assunto que está na programação do MS Agro são as perspectivas políticas para 2017, com o economista Maílson da Nóbrega, e o talk show, que contará com a participação dos dois palestrantes e terá como mediadora, Denise Campos de Toledo, jornalista e autora do livro ‘Assuma o Controle das suas finanças’.

O MS Agro é um dos principais encontros da agenda agropecuária de Mato Grosso do Sul. A exemplo dos anos anteriores, o evento propõe o debate de temas que influenciam o cenário de desenvolvimento econômico do país e contará com a presença de especialistas que acompanham o setor agropecuário. Em pauta está a gestão em todas as esferas da sociedade, ou seja, institucional, social e política.