Publicado em 14/11/2016 00h22

Embrapa promove curso sobre uso do Python para processamento de dados de fenotipagem

A Embrapa Agroenergia em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária promovem o curso de Computação científica com Python para processamento de dados de fenotipagem, com foco na capacitação de estudantes e profissionais da área de ciências agrárias interessados em técnicas avançadas de fenotipagem de plantas. O evento acontece durante os dias 22 e 23 de novembro, das 8h às 17h no prédio da Embrapa Agroenergia, em Brasília/DF.
Por: Daniela Collares | Embrapa Agroenergia

phytin

De acordo com o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Carlos Antônio todos os profissionais que trabalham com pesquisas relacionadas ao cultivo de plantas em diferentes condições, seja de frio, calor, salinidade ou estresse hídrico, em algum momento terão que avaliar as características da mesma. Para isso, alguns dos principais métodos utilizados para levantamento de dados são baseados em procedimentos de captura de imagens que posteriormente terão que ser processadas por um programa. E o Python é um programa que faz o processamento dessas imagens, a partir das quais serão gerados dados para avaliação dessas plantas.

O curso será ministrado por Thiago Santos, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária. Serão abordadas as seguintes temáticas: Computação científica interativa; Python e SciPy como solução de computação científica; Computação científica com Jupyter e IPython; Conceitos essenciais da linguagem Python; Representação e manipulação de dados arrays com NumPy; Visualização científica: gráficos, scatter; Problemas em fenotipagem; Visualização de dados de fenotipagem; Visualização de imagens (térmicas, NIR, RGB); Processamento de imagens; Segmentação de objetos, identificação de plantas em imagens; Estatística, reconhecimento de padrões e aprendizado de máquina; Montagem de vetores de características para análise multivariada; Regressão linear;  Seleção de características; e Clustering.

São 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas até o dia 18 de novembro pelo e-mail agroenergia.evento@embrapa.br em que devem constar o nome, ocupação, instituição e número para contato.

 

Inscrições: até o dia 18/11 pelo e-mail agroenergia.evento@embrapa.br

 

Data: 22 e 23 de novembro

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h

Local: Embrapa Agroenergia - PQEB - Av. W3 Norte - Asa Norte, Brasília/DF, 70770-901

Na página da Embrapa Agroenergia www.embrapa.br/agroenergia acompanhe as pesquisas desenvolvidas com fenotipagem.