Publicado em 25/11/2014 17h15

Evento do programa Leite Forte demonstra a força da pecuária leiteira do MS

Estratégia do Sebrae é adequar e melhorar o processo produtivo, conciliando tecnologia e inovação nas propriedades atendidas pelo programa
Por: Sebrae

lf2

Mais de dois mil produtores de leite de 70 municípios do Mato Grosso do Sul lotaram o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande no dia 24 de novembro para mais um encontro do programa Leite Forte.

Na ocasião, o governador André Puccinelli e o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Paulo Engel, fizeram a entrega simbólica de mais 51 veículos que serão utilizados na coordenação e assistência técnica do programa, no qual foram investidos cerca de R$ 40 milhões.

Participaram do evento autoridades, prefeitos de diversos municípios, além de representantes do setor leiteiro e das 27 instituições envolvidas no desenvolvimento do programa. O Leite Forte é uma iniciativa da Seprotur que tem entre seus parceiros o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite do Mato Grosso do Sul.

 

“O Sebrae nunca duvidou dessa iniciativa e, por meio dos seu representantes, abraçou o Leite Forte desde o início”, afirmou o secretário Paulo Engel durante discurso. Ele agradeceu a todos os envolvidos na realização do programa que tem como objetivo aumentar a produtividade e a qualidade do leite nos estabelecimentos rurais do estado, sobretudo nas pequenas propriedades.

Engel destacou que o programa, através dos técnicos, tem disseminado tecnologia e informação que estão transformando a vida de muitas famílias na atividade leiteira. O secretário complementou que são cerca de 200 mil pessoas envolvidas diretamente com a cadeia produtiva do leite no MS e o segmento movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano no estado.

O evento contou com a participação do pesquisador da Embrapa gado de Leite, Lorildo Aldo Stock, que ministrou a palestra “Lácteos: Cenários e Perspectivas”. Nessa instituição, em Minas Gerais, foram treinados 175 técnicos do programa Leite Forte.

 

Atuação do Sebrae

“Por meio da consultoria realizada pelo Sebrae, demonstramos aos produtores que é possível controlar a atividade e as contas, ajustando a margem de renda, inclusive nos tempos mais difíceis para o segmento”, destaca o gerente de Agronegócios do Sebrae no MS, Marcus Rodrigo de Faria.

Atualmente, o Sebrae atende a 2.600 produtores que integram o Leite Forte, em mais de 65 municípios sul-mato-grossenses. De acordo com Marcus Rodrigo, a entidade dará continuidade aos atendimentos em 2015. “Reunimos mais de dois mil produtores de todos os cantos do estado que deram uma demonstração clara de que desejam a continuidade do programa”, relatou.

No programa, a estratégia de atuação é adequar e melhorar o processo produtivo, conciliando tecnologia e inovação nas propriedades por meio das consultorias programadas com as unidades Vaca Móvel (sanidade animal e qualidade do leite), Rufião Móvel (manejo reprodutivo) e AgroMóvel (alimentação e manejo do rebanho). A tecnologia das unidades móveis é disponibilizada pelo Instituto BioSistêmico (IBS), empresa contratada pelo Sebrae para realizar a consultoria nas propriedades rurais.

Trata-se de uma equipe de médicos veterinários, engenheiros agrônomos e zootecnistas treinados para atuar no desenvolvimento da pecuária leiteira, a partir das condições encontradas em cada propriedade. Conforme explica o presidente da Associação dos Produtores de Leite de Juti e Região (Aplejur), Elias Ventura de Lima, a consultoria individualizada do Sebrae tem dado bons resultados entre o produtores atendidos na região de Juti e Amambai.

“Pela primeira vez, um programa consegue desenvolver as potencialidades de cada propriedade, levando em conta a realidade de cada produtor. A partir das consultorias, muitos produtores mudaram a visão sobre a atividade leiteira. Com o planejamento correto, passamos a acreditar mais na nossa capacidade de produzir mais leite e com qualidade”, afirma Elias Ventura, durante visita à tenda do Sebrae no evento do Leite Forte, onde ficaram expostas as unidades móveis utilizadas nas consultorias.

 

Publicidade