Publicado em 04/12/2014 07h45

Paraná a um passo de encerrar plantio

O Paraná acelerou o trabalho de campo na última semana e o plantio da safra 2014/15 está prestes a ser concluído.
Por: AgroGP

plantio

Relatório da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgado nesta terça-feira (02) indica que a semeadura dos cultivos de batata, feijão e milho já está encerrada, bem como a colheita do trigo. Com isso, restam as plantadeiras avançarem sobre apenas 100 mil hectares de soja ainda não cultivados, ou 2% da área total da oleaginosa.

No caso da soja houve avanço no plantio de oito pontos porcentuais em uma semana, fato que garantiu ao estado compensar o atraso em relação à safra passada. Chuvas escassas durante o mês de outubro até o início de novembro, limitaram o desenvolvimento das principais culturas, situação que foi revertida graças a retomada da pluviosidade na reta final do ano.

A Seab projeta uma safra de verão na ordem de 22,17 milhões de toneladas de grãos, volume 8% maior do que em 2013/14, quando foram colhidos 20,57 milhões de toneladas. O índice é puxado principalmente pela soja, que cresce 17% na produção, totalizando o recorde de 17,1 milhões de toneladas.

Menos feijão

Das culturas de verão, apenas o potencial do feijão foi revisado para baixo. A Seab estima uma redução de 5% no potencial de produção em relação a previsão inicial. O plantio da primeira safra, iniciado em meados de agosto, ocupou apenas 80% da área plantada no ano passado – caindo de 283 mil hectares para 193,7 mil hectares.

Conforme o técnico da entidade, Carlos Alberto Salvador a cultura foi afetada pelo período mais seco, e isso influenciou a perda efetiva nas lavouras plantadas mais cedo. Com a retomada das chuvas a tendência é de melhora na produtividade das lavouras plantadas posteriormente.