O Brasil importou 17 mil toneladas de glifosato no primeiro semestre deste ano, de acordo com levantamento divulgado pelo Portal Global Agrochemicals. O número representa queda de mais de 70% na comparação com as 58 mil toneladas desembarcadas nos seis primeiros meses de 2016.
De acordo com o Global Agrochemicals, a queda na compra externa de glifosato – herbicida mais utilizado no Brasil – se deve principalmente a uma diminuição no volume trazido da China. Foram importadas do gigante asiático 16 mil toneladas entre janeiro e junho, uma redução de cerca de 40% sobre as 40 mil toneladas importadas no mesmo período do ano passado.
“Em grande parte, essa redução na importação deve-se as alterações nas políticas ambientais chinesas. A China adotou uma política agressiva para conter a poluição nas grandes cidades do país, fato que impactou toda a cadeia produtiva, desde insumos básicos até produtos acabados. Até o momento foram realizadas quatro grandes inspeções pelo governo chinês e diversas fábricas (produtoras de ingredientes ativos) foram fechadas ou tiveram que reduzir a produção, fator que reduziu demasiadamente à oferta de produtos no mercado e fez com que os preços subissem”, conclui o Global Agrochemicals.