Publicado em 21/11/2017 17h57

PCAD é encerrada em Angatuba, SP

Entregues os troféus de Ouro, Prata e Bronze para os melhores animais nascidos na safra de 2016 e ranqueados entre os melhores machos da raça Canchim
Por: Danyella Ferreira e Carolina Rodrigues | GoAGRO Comunicação

Canchim Materia

A Associação Brasileira dos Criadores de Canchim encerrou em 11 de novembro a 7ª Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD), que, neste ano, reuniu cerca de 200 machos divididos em dois grupos: um de animais nascidos de julho a setembro, e outro de outubro a novembro de 2016. A prova, supervisionada pelo Programa Geneplus/Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte, que também é responsável pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Canchim, foi realizada na Ilma Agropecuária, em Angatuba, SP, e contou com animais de diferentes criatórios e regiões do País, comprovando a superioridade genética da raça.

O evento reuniu cerca de 150 pessoas na sede da Ilma, com a presença ilustre de Arnaldo Jardim, Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, que falou entusiasmado sobre os resultados da prova, que nos últimos anos tornou-se um verdadeiro teste de desempenho da raça.

Lançada há sete anos, a PCAD busca identificar animais funcionais, segundo o médico veterinário Maury Dorta Júnior, técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Canchim (ABCCan) e do Geneplus. Além do ganho de peso e peso final, a prova pondera padrão racial, características morfológicas, pigmentação da mucosa, comprimento do umbigo, comprimento e qualidade da pelagem, aprumos, cascos, perímetro escrotal e a carcaça (área do olho do lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio).

“Nossa associação segue um processo contínuo de lapidação do Canchim, touro funcional, precoce, com boa conformação e ganho de carcaça, produzindo carne de qualidade, tornando-se a melhor opção para o cruzamento industrial com monta natural, no repasse nos programas de IATF e no aproveitamento de novilhas F1 de outras raças europeias para produção de bezerros tricross superprecoces. Temos tido sucesso na caminhada”, observou Valentin Irineu Suchek, diretor de Marketing da ABCCanchim, durante seu discurso de abertura do evento, que também contou com a participação de criadores internacionais, como Jean-Louis Labiwoit, pecuarista e selecionador de Canchim no Chaco paraguaio, e primeiro nome a se tornar sócio-internacional da ABCCan, classificação lançada durante a PCAD deste ano. “Estamos muito satisfeitos com a qualidade da produção do Canchim na nossa região, que tem demonstrado alta adaptabilidade e ótimo desempenho”, acrescentou o criador paraguaio.

Os animais entraram em confinamento com média de 9-10 meses e peso médio de 275,8 Kg. Saíram com 14-15 meses e 469,8 Kg, registrando ganho de peso médio diário de 1,276 Kg em 152 dias. A dieta usada é basicamente concentrado – 70% de NDT e 18% de proteína –, com quantidade aproximada de 1% do peso vivo. A nutrição foi calibrada para a média de 1,2 kg ganho por dia, o ideal, segundo o técnico do Geneplus/Embrapa Maury Dorta Jr., para melhor avaliar os animais como futuros reprodutores.

No grupo que nasceu entre julho e agosto de 2016, 13 foram classificados como elite, sete como superior plus e 14 como superiores. O animal que recebeu o troféu Ouro foi 4046 MN da Itamarati, de Luiz Carlos Dias Fernandes, Canchim Itamarati, de Três Lagoas (MS), com índice de 135,06 e ganho de peso médio diário de 1,685 Kg na PCDA. O segundo lugar saiu para Cataro158 MN Mangalba EG, animal de Emílio Gouvêa, eleito como Prata, com índice geral de 127,19 e ganho de peso médio de 1,650 Kg. O terceiro, o troféu bronze, foi Gandhy 1152 MN da São Tomé, de Dourivan Cruvinel de Souza, com índice de 126,13 e ganho diário de 1,495 KG de peso médio diário.

Entre os animais nascidos entre setembro e novembro de 2016, cinco foram classificados como elite, outros sete como superior plus e nove como superiores. O melhor do grupo foi Xororó 3502 MN da Vista Alegre, pertencente ao criador Edson Rodrigues Bastos, de Guarapuava, PR. O animal foi Elite Ouro, com 136,90 de índice geral e ganho de peso diário de 1,396 Kg O troféu Prata saiu para outro animal de Dourivan Cruvinel, o touro Gandhy 1270 MN da São Tomé (índice de 135,20 e ganho de 1,5 Kg/dia) e o Bronze ficou com F-12573 da Ilma Agropecuária, criatório que sediou a prova e que tem à frente Irineu Lopes Machado. O animal teve índice geral de 117,27 e registrou ganho de peso médio de 1,408 Kg/dia.

Quem levou a melhor na categoria Progênie de Pai foi Dourivan Cruvinel de Souza, dono de Dom MN da São Tomé, animal campeão da categoria. O reprodutor produziu sete filhos, tendo uma média de IQG de 110,4 e um índice de classificação de touros de 103,8. O título de Reservado pertenceu ao touro Ocidente 1 MN da Santa Carolina, do criador João Paulo Porto. O animal teve 15 filhos, IQG de 105,4 e índice final de classificação de 103,8.

Satisfeito com os resultados, Adriano Lopes, Presidente da ABCCan e anfitrião com seu pai Irineu, se emocionou durante o evento, agradecendo a todos os presentes e aos criadores que ajudaram a consolidar essa importante ferramenta de avaliação ao longo de sete anos. “Conseguimos, porque estamos todos juntos em prol do Canchim e em prol de uma pecuária de corte mais eficiente, não apenas para a nossa raça, mas para nosso País”. Além das apresentações iniciais e entrega de troféus, o evento foi encerrado com um almoço para os convidados.